Um movimento importante dos anos 60 é o Pop Art, que explora elementos da cultura de massa e da sociedade de consumo. A linguagem da publicidade e da televisão, quadrinhos, embalagens industrializadas, fotos, ídolos populares são amplamente utilizados em forma de colagens e repetição das imagens em série são características marcantes. O Pop Art tinha como o objetivo criticar o modo de produção do mundo capitalista de forma irônica e cínica, pretendia banalizar a arte e o cotidiano.
O artista plástico americano Andy Warhol foi destaque com seus trabalhos em serigrafia a partir das garrafas de Coca-Cola em 1962 e das latas de sopa Campbell´s em 1965. Em 1967, realiza sua serigrafia mais famosa no qual reproduz a imagem da atriz americana Marilyn Monroe em seqüência, sobre a qual aplica diferentes combinações de cores, ao “retratar” a atriz com a mesma lógica que “retratou” a lata de sopa, sua intenção foi mostrar que numa sociedade de massa, o mito é tão descartável quanto uma lata.
Tanto o pop como o op, não resistiram a absorção mercadológica e logo chegaram ao consumo das massas.
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